Com os filhos em idade escolar algumas preocupações novas aparecem e entre elas a escola e o quanto seu filho aprende na escola...
Com isso estive pensando, será que a escola ensina a pensar de forma inovadora? Ou é o lugar de se fazer o mesmo que os outros? Tudo é ensinado de uma maneira e deve ser respondido da mesma manaira nos exercícios práticos.
Será que os professores estão prontos para alunos que questionem o valor da matéria? Será que devemos estimular as diferentes maneiras de dar a mesma resposta? Na prova seria possível responder "com as próprias palavras"?
Normalmente eu tento estimular meus filhos a pensar na resposta de suas próprias perguntas. Por que ...? Minha resposta raramente se inicia com o porque... Normalmente é uma outra pergunta, algo do tipo, como você acha que é? Ou o que poderia ser? Ou ainda, como você faria? Claro que ajudo nas respostas, mas quero que meus filhos aprendam a pensar sozinhos, sem aquela resposta padrão de sempre... Aliás, as vezes vamos procurar a resposta juntos na internet ou nos livros ou até com outras pessoas.
O importante é fazer com que a inovação faça parte de nosso DNA, para seguirmos melhorando sempre.
Escolas, pensem nisso! Reavaliem seus métodos e certifiquem-se de que o aluno tem espaço para a inovação e pensamento único.
Ou teríamos algo errado nisso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário