Há muito tempo essa palavra ronda as cabeças de 11 entre 10 CEOs. Todos buscando uma maneira de fazer melhor, mais rápido o que está sendo feito agora. Na área de serviços a coisa fica ainda mais difícil, pois, não se vê com tanta facilidade quanto um aparelho celular que agora vira browser e radio am/fm.
A inovação virou sinonimo de sobrevivência, já fomos capazes de criar quase tudo, mas agora queremos fazer cada vez menos e cada vez mais rápido. Queremos tempo para família, amigos e diversão. E as inovações devem aparecer para nos ajudar a termos esse tempo.
Voltemos 10 anos, trabalhar em casa era algo quase inexistente. A cultura, os equipamentos e a segurança entre outros, eram fatores proibitivos. Hoje, em muitos países do mundo, se trabalha mais tempo em casa que no escritório. Principalmente nas grandes empresas, onde serviços é o carro chefe, trabalhar remoto é algo bem comum. Assim tem-se menos custos de espaço, água energia elétrica entre outras coisas. Além de ser um atrativo ao profissional.
Inovação é algo que se faz no dia a dia, prestando atenção em cada tarefa e pensando como isso poderia ser feito de outra forma, fazendo com que algo esperado pelo cliente seja entregue cada vez melhor e cada vez mais rápido, surpriendendo o cliente e garantindo uma boa avaliação e o mais importante, renovação do contrato.
Lembre-se, todos fazem o trivial, o comum, mas poucos superam as expectativas, e esses são os que os clientes
- - - - - English - - - - -
Long time that the word is at the top of mind of CEOs. All looking for ways to do better and faster something that is being doing now. This is harder for services, once it´s not very easy to see the changes, as a cell phone that has a browser and radio.
Innovation bacames survival, we were able to create all we need, but now, we want to save time doing less things and faster. We want time with family, friends and fun. And the innovation are coming to help us on it.
Back in the time 10 years, work from home was very rare. The culture, equipment and the security among other factors were hard enough to avoid that. Today in many countries, it´s possible to work more time from home then in the office. Mainly in the big companies where the serices are the main area and work remote is very common. It allows the Company to save some money with the infra-structure.
Innovation is something that must be done on a daily basis, withing each task, thinking how could it be changed to be done in other way. Making that the result is being delivered to the customer sooner and better. Exceeding expectations and launching contracts renew.
Remember, all do the common, the easy way, but few exceed expectations, and they are the people who the customers want.
4 comentários:
Gostei muito do assunto, e realmente este é um fator importante associado ao estudo e planejamento de carreira, é uma forma de se destacar, sem dúvidas... E Estou muito feliz que vc tenha feito esse blog... Parabéns!
Muito bom artigo. É sempre bom ter novas e boas idéias, e com certeza essa tendência se está estabelecendo aos poucos no mercado mundial. Mas quanto desse mercado nós podemos dizer que já observa isso como realidade inexorável?
Em países como Estados Unidos, Canadá e Japão, a inovação já e realmente como você falou, questão de sobrevivência, não só entre os profissionais senão que entre as empresas. Mas há muitos países onde ainda existe uma conservadora resistência à inovação, ademais de países onde é quase impossível pela falta de recursos (nem tanto tecnológicos, porque creio que a inovação depende mais dos recursos humanos).
O Chile onde vivo é um exemplo estranho disso. Suas empresas souberam inovar quando era preciso e o país escalou vários degraus no mercado global em muitos aspectos e com bastante força, posto que em alguns âmbitos os chilenos conseguiam se colocar adiante de mercados muito maiores como Brasil e México. Porém, a maioria dessas empresas (as mais significativas) adotou um conservadorismo inexplicável a partir da metade dessa década, o que já lhe está custando caro - perdeu rapidamente o status diante de Brasil e México (o que era até lógico, pois mesmo mantendo a inovaçao esse risco era permanente, mas se esperava que fosse um processo nao tao curto), e até a Argentina, que tem uma economia visivelmente mais frágil e onde se observa pouca atitude empreendedora em comparaçao com outros mercados, já surge como uma ameaça.
Taí um par de bons temas para você desenvolver nos seus próximos artigos: 1) a importância de manter a inovação e os perigos do conservadorismo tentador, e também 2) como criar um ambiente ideal para fomentar a inovação, qual é a responsabilidade do Estado nisso e os parâmetros que uma empresa deveria adotar para se adequar à essa necessidade.
Vitor, bem colocado, os países da mais inovadores tem fatores diferentes no ambiente em que vivem. Li que o principal é mesmo o recurso humano e como é a interação entre os recursos. Isso será um dos temas que abordarei nos próximos dias.
Sobre Inovação x Conservadorismo, não tinha pensado mesmo e gostei muito! Vou pesquisar e estarei escrevendo sobre isso também.
Muito obrigado pelas informações e pelas sugestões, vou aborda-las.
- - - - - English - - - - -
Victor, well added, the countries considered as innovators have different factors on their environment that facilitate the innovation. I have read that the main point is the human resource and the collaboration between the individuals. And I will write about it in the next few days.
About Innovation x Conservative, I have never thought about it and I liked a lot! I will research little bit more and write about it.
Thank you for the information and the suggestions. I will take them!
Então cara, o exemplo do Chile nesse caso é bem ilustrativo. O país deu uma levantada atacando em vários mercados: com os vinhos, graças ao trabalho de recuperação do mercado da uva carmenère que é exclusiva da produção chilena, com o salmão, adaptando técnicas japonesas de criação e industrailização e melhorando-as, e principalmente mineiração, aproveitando também as altas no preço do cobre, entre outros mercados. Na metade da década, porém, começou a jogar com o conservadorismo. A estratégia dos vinícolas com a uva carmenère serviu durante um bom tempo, mas quando essa onda passou eles tinham que ter uma nova idéia, e não tinham. O mesmo aconteceu com o salmão, quando os japoneses contra-atacaram usando tecnologia para produzir mais e em maior escala e baixar o preço deles.
E acabei dando outra idéia de pauta prá ti (na verdade melhorando a idéia primária que eu tinha te passado), mostrando as razões da queda chilena. Inovar requer sempre seguir inovando, toda idéia nova tem um prazo de validade, e quando essa idéia fica velha você já tem que ter a nova na ponta do lápis, porque se você não tiver outra pessoa vai ter.
Postar um comentário